Share |

Entrega da Candidatura do Bloco de Esquerda de Oeiras "Cidadania, Ecologia, Democracia"

Delegação do Bloco de Esquerda de Oeiras, mandatária da campanha, Maria Justina Imperatori, candidato à CMO Carlos Gaivoto, candidato à AM Feliciano Bernardo, candidatos à União de Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, Nuno Vilhena, Paulo Sanches e Maria do Carmo Bernardo e um dos candidatos à Freguesia de Porto Salvo, Daniel Bernardo

O Bloco de Esquerda de Oeiras, entregou no passado dia 02 de Agosto as candidaturas à CMO; AMO e às cinco novas freguesias, pelas 11:00 no Tribunal da Comarca de Oeiras.

Com esta candidatura, o BE de Oeiras quer promover os temas da "Cidadania, Ecologia, Democracia".

O Manifesto distribuído à Imprensa no passado dia 17 de Julho refere a necessidade de ampliar a participação do cidadão na discussão pública dos projectos declarados utilidade pública; dos conceitos de ecologia urbana e desenvolvimento sustentável; do Orçamento Municipal e Plano Director Municipal. As escolhas que fizermos hoje têm impactos nas gerações futuras.

Os ataques ao Estado Social e as políticas de privatização precedem uma degradação dos serviços públicos e os ataques aos salários e emprego deixam mais de 30% da população de Oeiras na pobreza. 

O BE quer a discussão pública e uma maior cidadania no controlo democrático das decisões que têm deixado os municípios na falência. O exemplo recente do que está a acontecer às cidades americanas de entrada em bancarrota (ex: Detroit) provocado em parte pelas políticas especulativas que ampliaram a dispersão urbana, não estão a ser combatidas no próximo PDM. Ao ser chumbado pela CCDR_LVT, o alerta ficou dado.

Muita da pressão para se continuar essa política especulativa vem de sectores que tradicionalmente querem que o território do município seja, todo ele, tornado solo urbano. Combateremos esta política como apelaremos a uma maior "Cidadania, Ecologia, Democracia".

Neste combate político que vamos entrar com outras forças partidárias, o nosso lema permitirá apresentar novos objectivos e novas metodologias de se propor o reforço dos serviços públicos e combater a especulação imobiliária. Mas, também combateremos as desiguldades sociais, económicas e insitucionais uma vez que apelaremos a uma forte mobilização da mobilização criando condições para que a democracia participativa seja uma realidade.  

É para responder a estes desafios que o BE vai participar nestas eleições."

Melhores saudações

A Candidatura do BE de Oeiras.