Share |

OEIRAS: PROGRAMA E LISTA CANDIDATA À COORDENADORA CONCELHIA

Os cidadãos e as cidadãs de Oeiras precisam de mais e melhor Bloco

 

Moção de orientação

 

A nossa lista é constituída por camaradas com experiência na atividade política e, também, por outros camaradas que aderiram ao Bloco como consequência das campanhas para as legislativas e para as presidenciais.

Apesar da certidão de óbito que pretenderam passar ao Bloco soubemos, desde a Convenção de 2014, unir-nos e ter os melhores resultados eleitorais de sempre.

Assim aconteceu nas eleições regionais da Madeira em que recusámos uma aliança com vários partidos, entre os quais o PS, coligação essa que elegeu menos deputados que o PS nas anteriores eleições. Decidimos concorrer com listas próprias e temos, pela primeira vez, um grupo parlamentar.

Quanto às legislativas elegemos dezanove deputados, ou seja passámos de oito para dezanove eleitos. Somos a terceira força política na AR. A nossa campanha baseou-se na defesa dos direitos consagrados na Constituição da República.

Nas presidenciais centrámos a nossa campanha na defesa da Constituição de 1976 em contraponto com a constituição, não escrita, que estava a ser praticada pelo governo da direita o qual estava às ordens dos donos disto tudo.

Os resultados das três últimas eleições mostram que o Bloco cresce quando nos candidatamos com listas do Bloco ou com uma candidatura presidencial, também, própria.

Os camaradas, que têm uma militância mais antiga, empenharam-se em bons resultados, tanto nas legislativas como nas presidenciais.

Esta lista pretende promover a integração dos novos camaradas na atividade política, assim como recuperar muitos aderentes para a militância. Para isso é preciso aperfeiçoar o contacto com os aderentes, tanto a nível pessoal como através das chamadas novas tecnologias. 

Teremos de promover debates, sessões públicas... Não podemos ficar fechados na concha.

O Bloco cresceu nos últimos atos eleitorais e este crescimento tem de continuar a responder ao momento político, derrotando a austeridade e criando a alternativa.

Não podemos ter ilusões num transporte de resultados entre eleições legislativas e autárquicas. As eleições municipais e de freguesia têm um papel importante no enraizamento do Bloco em Oeiras.

Será altura de promovermos o aparecimento de novos protagonistas da política local. As candidaturas autárquicas apoiadas pelos bloquistas assumirão a forma de listas do Bloco de Esquerda abertas à participação de independentes ou, então, listas de cidadãos que ao nível dos seus protagonistas e do programa sejam representativas da viragem à esquerda pela qual o Bloco se bate.

Os objetivos das nossas candidaturas terão de ser ambiciosos. É altura de nos batermos pela eleição do vereador, no aumento da nossa representação na assembleia municipal e na eleição de camaradas em todas as assembleias de freguesia.

Os ativistas do Bloco terão de se empenhar nas lutas sociais. Terá de ser multiplicado o exemplo do nosso empenhamento em lutas como aquela que travámos contra a revisão do PDM. A essa luta não fomos sozinhos. 

Fomos com associações, movimentos sociais e cidadãos que não são subsídio-dependentes da Câmara.

Em particular teremos de intervir nos bairros sociais que são, ao mesmo tempo, o ponto mais forte e o ponto mais fraco da Câmara.

Já ninguém espera que sejamos a mochila de qualquer outro partido. Resta-nos apontar à maioria.

 

Lista de candidatos

 

Candidatos efetivos:

 

1º) A448 – Miguel da Câmara e Almeida Pinto

2º) A712 – Vitor Manuel dos Santos Pinheiro

3ª) A713 – Maria de Fátima Vilares Pereira dos Santos Pinheiro

4º) A11884 - Cláudio Fernando Sequeira Assunção

5º) A3099 – João Paulo Gomes

 

Candidatos suplentes:

 

1ª) A10289 – Catarina Isabel de Roque Bouçós

2ª) A5042 – Maria Isabel Nogueira Roque

3º) A12009 – Hugo Pedro Baptista de Sousa

4º) A12056 – Marcelino Gonçalves Caeiro

5ª) A12059 – Fernanda Silva Morais

6º) A9872 – João Almeida Lopes

7ª) A10835 – Aldina Maria Pedro Soares

 

Mandatário:

A11884 - Cláudio Fernando Sequeira Assunção