Share |

Discurso do deputado eleito do Bloco de Esquerda no dia da Freguesia de Oeiras e São Julião da Barra

Fotos de Margarida Alçada Baptitsta no 176º aniversário da Freguesia de Oeiras e São Julião da Barra

Caros Convidados,

É com enorme orgulho que estou diante Vós para assinalar as comemorações do Centésimo Septuagésimo sexto aniversário do Dia da Freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, em representação do Bloco de Esquerda.

Não posso deixar de dizer o quão inseguro, frustrado e impotente me sinto dentro das 4 paredes deste Forte São Julião da Barra, que outrora foi um dos símbolos máximos da Defesa e Soberania deste País. Quanto mais não seja, para vos deixar aqui o alerta das opções ideológicas que estão a ser tomadas pelos nossos governantes, de uma forma abusiva e gratuita.

São estas opções que os levam, dia após dia, a roubar direitos: nomeadamente, na saúde com as elevadas taxas moderadoras, que poem em causa a vida de quem não tem dinheiro para as pagar. As PPP nos nossos hospitais é a forma mais vil e nefasta de mercantilismo da saúde.

Na educação, que deveria ser uma das prioridades pois é futuro da nossa Sociedade, estamos a assistir imponentemente à preparação de uma nova geração de precários. Obrigando também os professores a abandonar o ensino, por isso estamos a assistir à degradação e desqualificação do Ensino.

Na Economia, continua-se a privilegiar os grandes interesses económicos em detrimento das PME e do comércio local, que tanto emprego geram.

Na Acessibilidade e Transportes, vemo-nos privados de um transporte acessível e eficaz, como por exemplo, o Combus, sustentando os enormes prejuízos do Satu.

Na Reforma Administrativa querem-nos tirar também as Freguesias, que são a organização mais próxima das populações e muito fazem com tão reduzidos meios, por isso o Bloco defende uma verdadeira Regionalização.

Nos dias de hoje, em que perdemos os nossos subsídios, os nossos feriados, o nosso emprego devemos ser cada vez mais exigentes com os nossos políticos e todos os Fregueses e Munícipes devem lutar por uma democracia mais participativa e representativa.

Em suma, dando 0 exemplo da nossa Freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, este executivo em colaboração com a Assembleia de Freguesia tem vindo a desenvolver um trabalho a pensar no interesse da população. É certo que há divergência e sempre o haverá mas com diálogo e debate político, podemos sempre melhorar e tomar novas opções, pois o que hoje é certo amanhã pode estar errado.

Creio que não seriam tomadas inúmeras decisões erradas, se os nossos membros do Governo antes de chegarem ao Parlamento ou a Ministros fossem primeiro Autarcas.

Devemos olhar para os sinais recentes na Europa, pois a receita da austeridade só nos pode levar ao abismo e sem uma politica séria para o crescimento e emprego, em conjunto com a  renegociação da dívida e auditoria à dívida, isto porque a população tem o direito de saber o que é divida publica e divida privada.

Já cansa ouvir quem se diz que não é partidário, o caso de muitos comentadores, que é inevitável que temos de pagar o que gastámos a mais indevidamente. Mas quem é que gastou o que não devia? Eventualmente, se todos nós contraímos uma dívida para comprar uma casa, um carro ou o que quer que seja, teremos sempre de a pagar ao banco. Sendo assim quem gastou ou quem tomou as opções erradas que paguem a dívida. E os grandes grupos económicos e empresas privadas que paguem o que receberam indevidamente. Por isso, volto a dizer que a população tem o direito de saber que dívida deve o Estado pagar.

Olhar para a França e para a Grécia, onde já não são só os grandes partidos a terem grandes votações porque é chegado o momento de mudar o rumo. Para isso, o Bloco de Esquerda tem e deve ser chamado para assumir as suas funções não apenas de oposição, mas sim de alternativa a esta alternância PS e PSD com um pouco de CDS.

A nível local, não vamos trabalhar para a População, mas sim devemos trabalhar com a população organizada, movimentos e acima de tudo trabalhar com os Jovens, pois são o Futuro da nossa Freguesia, do nosso Concelho e do Nosso País.

Nuno Vilhena

Deputado do BE na Assembleia de Freguesia de Oeiras e São Julião da Barra